Determinada interdição de presídios em Pedreiras e Trizidela do Vale

30/01/2013 Pedreiras e Trizidela do Vale-MA.




A Justiça de Pedreiras determinou a interdição total das cadeias públicas dos municípios de Pedreiras (a 245 km da capital) e Trizidela do Vale (224 km de São Luís). A liminar em ação civil pública acatou o pedido do Ministério Público.

A decisão do juiz Marco Adriano Ramos Fonseca, titular da 1ª Vara da Comarca de Pedreiras, prevê ainda que o Estado, por meio das Secretarias de Segurança Pública e de Justiça e Administração Penitenciária, transfira os presos das delegacias interditadas, no prazo de 72 horas, a contar da notificação, para outros estabelecimentos prisionais da região que ofereçam melhores condições de higiene e segurança.

Além disso, o Estado deve apresentar, no prazo de 30 dias, o projeto e o cronograma de reforma das delegacias de Pedreiras e Trizidela do Vale.

Em caso de atraso no cumprimento da ordem judicial ou de descumprimento injustificado, total ou parcial, o Estado deverá pagar multa diária no valor de R$ 10 mil.

Pedido

 A ação que pede a interdição do Ministério Público é de autoria da promotora de justiça Lana Cristina Barros Pessoa, que justificou seu pedido devido às péssimas condições de salubridade das cadeias públicas de Pedreiras e Trizidela do Vale, além da superlotação de presos, situação que confronta a Lei de Execuções Penais e a legislação sanitária vigente.

A Ação Civil Pública tomou como base apuração realizada pela Vigilância Sanitária das cidades de Pedreiras e Trizidela do Vale.

Fonte: G1/MA
Edição: Flávio Rocha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia de Marajá do Sena encontra homem morto na Localidade Chapada Cantinho

Falta de viaturas aumenta violência em Gov Edison Lobão

Homem mata duas mulheres a tiros em Lago da Pedra