Cai a oferta de empregos no início do ano no Maranhão

EMPREGO

O comércio, um dos principais empregadores no Maranhão, freou a oferta de vagas neste início de ano. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em janeiro o setor eliminou 1.065 postos de trabalho, que com a agropecuária (-1.295 vagas) contribuiu para o saldo negativo do estoque de assalariados com carteira assinada no estado.

Os números do Caged mostram que mês passado, foram eliminados 3.233 empregos celetistas no estado, equivalente à retração de 0,70% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada em dezembro de 2012. Além de comércio e agropecuária, também contribuíram para essa queda os setores extrativo mineral, serviços, construção civil e indústria de transformação. A única exceção foi a atividade de serviços industriais de utilidade pública, que registraram saldo positivo de 149 postos de trabalho.

O setor de comércio vinha sendo uma das molas propulsoras da geração de emprego no estado. Ano passado, o segmento comercial maranhense criou 7.720 postos de trabalho, incremento de 6,19%. Já a atividade de serviços gerou 9.845 vagas de trabalho com carteira assinada, volume que representou aumento de 6,39% em 2012.

"Durante o mês de janeiro, normalmente é esperado uma diminuição na oferta de vagas no comércio e, consequentemente, um aumento no número de demissões. Isso se dá, naturalmente, pela queda drástica no consumo quando comparado ao mês imediatamente anterior, que é dezembro, quando as vendas são aquecidas pelas comemorações de final de ano", explicou o presidente da Federação do Comércio do Maranhão, José Arteiro da Silva.

Segundo ele, as contratações temporárias que acontecem nesse período de final de ano precisam ser desligadas conforme a diminuição das vendas, pois é verificado no mês de janeiro, a cautela do consumidor com o início do ano, que tem compromissos com impostos como IPTU, IPVA, matrícula de colégio e material escolar.

Fonte: O imparcial

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura de Paulo Ramos realiza festa para comemorar o Dia do Professor

Eleição record na Câmara de Paulo Ramos

Gleydson Gavião foi a primeira grande atração do Galo Duro 2016 e cantou para 8 mil pessoas