Aulas na rede estadual de ensino serão retomadas nesta segunda (3)

 
MARANHÃO

O Projeto de Lei do Estatuto do Magistério deve ser entregue pela governadora Roseana Sarney ao presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo, nesta segunda-feira (3), às 15h, no Palácio dos Leões (Centro). De acordo com o site do Sindicato dos Professores, as aulas serão retomadas na mesma data.

saiba mais

Na última quarta-feira (28), o governo do Estado e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estaduais e Municipais do Estado do Maranhão (Sinproesemma) assinaram acordo judicial relativo ao Estatuto do Educador.

A elaboração do Estatuto do Educador começou em 2009 e foi feita com a participação de diretores do Sinproesemma, técnicos do governo e da categoria, que participaram de reuniões, seminários e assembleias, para discutir o texto e propor alterações.

No mês de abril deste ano, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) entregou à Casa Civil, para o devido encaminhamento à AL, a proposta do Estatuto do Magistério que vinha sendo negociada por dois anos entre o sindicado dos docentes e o governo. Após a identificação de problemas de ordem financeira e jurídica, foi constituída uma equipe de trabalho para que fosse feito um trabalho de reformulação da proposta, com o objetivo de aprimorar o documento e satisfazer todos os envolvidos.
Aprovado o texto, este foi entregue ao Sindicato para apreciação nas assembleias regionais da categoria, sendo aprovado pela maioria dos docentes do estado.

Dentre as novidades que o Estatuto traz está a possibilidade de os novos concursos públicos oferecerem jornada de 40 horas semanais, assegurando a proporcionalidade das remunerações. Também foram criadas as gratificações de Difícil Acesso (15%), Área de Risco (40%), Educação Especial (30%) e Dedicação Exclusiva (25%). As eleições para diretor de escola, outra reivindicação histórica da categoria, também estão garantidas no Estatuto do Educador.

Algumas demandas atendidas no Estatuto:
- Pagamentos de progressões;
- Promoções e titulações;
- Descompressão da tabela de correções;
- Criação de mais três gratificações;
- Criação da categoria de Apoio à Educação, com tabela remuneratória própria;
- Criação de gratificações para os servidores de apoio que já estão trabalhando na Educação e fizeram os cursos da Área 21 do MEC.

com informações do G1/MA
postado por: Flávio Rocha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia de Marajá do Sena encontra homem morto na Localidade Chapada Cantinho

Falta de viaturas aumenta violência em Gov Edison Lobão

Homem mata duas mulheres a tiros em Lago da Pedra