Pedro Belo denuncia qualidade da água oferecida para comunidade

CODÓ-MA

Na sessão ordinária desta segunda-feira (04), moradores da Vila Biné II ocuparam a galeria do plenário para reivindicar o abastecimento de água na comunidade que foi cortado de vez e as famílias já estão passando sede. O problema é que a prefeitura perfurou um poço artesiano e montou toda a estrutura de abastecimento há um mês e até agora a unidade não está servindo à população do bairro.



Comunidade protesta
Comunidade protesta

De acordo com o vereador Chiquinho do SAAE, a água ainda não está chegando nas residências das famílias em razão da implantação de uma subestação no local que é de competência da CEMAR. Além da demora para o funcionamento do poço, os moradores também reclamam a emissão da fatura cobrando taxa de água, sendo que por lá poucos ainda conseguem coletar água de madrugada.

Em seu pronunciamento, o vereador Pedro Belo lembrou que os serviços de abastecimento de água aos codoenses é muito precário. De acordo com declarações do parlamentar o sistema de abastecimento de Codó já foi um dos melhores do Estado, servindo, inclusive de referência para outros municípios.

“Quero fazer aqui uma crítica, uma crítica ao município de Codó e ao Governo do estado do Maranhão. Lembro-me muito bem que na gestão passada, no município de Codó foram implantados mais de 120 sistemas de água, todos vindos da Secretaria Estadual de Saúde e do Ministério da Saúde. E agora, na gestão do prefeito Zito Rolim, tá aí a dificuldade do Estado, porque está lá uma governadora que nunca olhou para o município de Codó“, disse o vereador

Pedro Belo alertou aos demais vereadores que o Parlamento precisa sentar e rediscutir o problema com a falta de água no município. O vereador disse ainda que o SAAE não tem condição de bancar o sistema de água e levar o benefício à casa de todos os cidadãos, mas que na verdade, carece de implantação de políticas públicas tanto em nível local como estadual para que possa beneficiar a zona urbana e também os moradores das áreas rurais.
VER. PEDRO BELO
Ainda de acordo com o vereador a situação das pessoas que sofrem com a falta de água pode vir a ser muito mais grave por causa do tipo de água a que essas famílias estão submetidas a consumir. Como não tem água potável, os moradores recorrem a diversos meios para coletar água sem se preocuparem com a qualidade, já que o único desejo dessa parte da população desassistida é adquirir água, mesmo sem saber a procedência.

O que isso pode implicar?

A resposta é simples e ao mesmo tempo preocupante. Pedro Belo disse que as pessoas estão sendo obrigadas a consumir, na maioria das vezes, água insalubre para não morrer de sede e isso vai resultar em doenças. Outro motivo de preocupação, tendo em vista que a saúde também é um caos.

O vereador alerta que mediante aos serviços de saúde que são os mínimos possíveis, é possível que os moradores fiquem doentes e tenham que penar nas filas do Hospital em busca de tratamento por algo que pode ser evitado, e já que o município não disponibiliza atendimento de qualidade nas unidades de saúde, que, pelo menos, abasteça as comunidades com água de qualidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura de Paulo Ramos realiza festa para comemorar o Dia do Professor

Eleição record na Câmara de Paulo Ramos

Gleydson Gavião foi a primeira grande atração do Galo Duro 2016 e cantou para 8 mil pessoas