Prefeitura de Paulo Ramos realiza 1º mutirão da documentação da mulher trabalhadora rural.




As desigualdades entre homens e mulheres estruturam as relações sociais e se manifestam, também, na obtenção da cidadania formal. Sem documentos, as mulheres não acessam as demais políticas públicas tais como acesso à terra e créditos produtivos. Pensando em mudar esta realidade, a Prefeitura de Paulo Ramos através do Departamento de Agricultura e em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do município, realizaram na manhã sábado (21), o primeiro mutirão da documentação da mulher trabalhadora rural.

Criado em 2004, o Programa Nacional de Documentação das Trabalhadoras Rurais (PNDTR) é uma ação fundamental para a inclusão social das trabalhadoras rurais, seja na reforma agrária ou na agricultura familiar, uma vez que possibilita a emissão
gratuita de documentos civis, trabalhistas e de acesso aos direitos previdenciários, por meio de mutirões itinerantes de documentação.

O programa também realiza ações educativas para esclarecer as beneficiárias sobre o uso de documentos, apresentar políticas públicas e orientar quanto ao seu acesso e outras paralelas como atendimentos de saúde.

Durante este dia, as equipes atenderam quase duas mil pessoas na Escola Nazeu Oliveira e mil e quinhentos novos documentos foram emitidos como:  rg, ccir, cpf, ctps, registro de nascimento, nit, cadastro único e óbito.

 Flávio Rocha/ASSECOM

Nosso WhatsApp: (98) 8293-0484


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homem mata duas mulheres a tiros em Lago da Pedra

Falta de viaturas aumenta violência em Gov Edison Lobão