Prefeitura de Paulo Ramos realiza 1º mutirão da documentação da mulher trabalhadora rural.




As desigualdades entre homens e mulheres estruturam as relações sociais e se manifestam, também, na obtenção da cidadania formal. Sem documentos, as mulheres não acessam as demais políticas públicas tais como acesso à terra e créditos produtivos. Pensando em mudar esta realidade, a Prefeitura de Paulo Ramos através do Departamento de Agricultura e em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do município, realizaram na manhã sábado (21), o primeiro mutirão da documentação da mulher trabalhadora rural.

Criado em 2004, o Programa Nacional de Documentação das Trabalhadoras Rurais (PNDTR) é uma ação fundamental para a inclusão social das trabalhadoras rurais, seja na reforma agrária ou na agricultura familiar, uma vez que possibilita a emissão
gratuita de documentos civis, trabalhistas e de acesso aos direitos previdenciários, por meio de mutirões itinerantes de documentação.

O programa também realiza ações educativas para esclarecer as beneficiárias sobre o uso de documentos, apresentar políticas públicas e orientar quanto ao seu acesso e outras paralelas como atendimentos de saúde.

Durante este dia, as equipes atenderam quase duas mil pessoas na Escola Nazeu Oliveira e mil e quinhentos novos documentos foram emitidos como:  rg, ccir, cpf, ctps, registro de nascimento, nit, cadastro único e óbito.

 Flávio Rocha/ASSECOM

Nosso WhatsApp: (98) 8293-0484


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia de Marajá do Sena encontra homem morto na Localidade Chapada Cantinho

Falta de viaturas aumenta violência em Gov Edison Lobão

Homem mata duas mulheres a tiros em Lago da Pedra