Secretaria de Saúde de Paulo Ramos realiza campanha contra a hanseníase e tuberculose em escolas da rede municipal




Objetivo é identificar casos da doença, assim como conscientizar professores e alunos da rede municipal de ensino

A Secretaria Municipal de Saúde está encerrando no mês de agosto a Campanha Nacional de Hanseníase, programada pelo Ministério da Saúde. As equipes do Saúde na Escola já percorreram todas as unidades escolares de Paulo Ramos tanto na sede quanto na zona rural. 

Durante os exames médicos com os alunos de todas as escolas do município, foram detectados casos que merecem uma atenção especial e urgente. Esses casos foram encaminhados para os postos de saúde mais parto da residência de cada criança ou adolescente e o tratamento iniciado de imediato. Outros tipos de exames também são realizados como; odontológicos e nutricionais.

As equipes formadas por profissionais da área de saúde da Prefeitura de Paulo Ramos em parceria com o Programa “Saúde na Escola”, visando atingir um público-alvo de cerca de quase 3.000 alunos, com idade entre 6 e 14 anos. As equipes conscientizaram e informaram os professores municipais sobre a hanseníase. Os professores, por sua vez, conversarão com as crianças, e lhes entregarão formulários para a realização do “método do espelho”. Este método trabalha com a auto-identificação da doença. Ao chegar em casa, as crianças desenham em uma figura que representa o corpo humano quaisquer manchas, caroços e outros sinais que possam apresentar na pele. As folhas são então recolhidas e analisadas pelos profissionais da saúde e, se houver suspeita de hanseníase, as crianças são encaminhadas para uma equipe especializada no tratamento da doença.

Quando uma criança é identificada como acometida pela hanseníase, a equipe também avalia seus familiares. Para a enfermeira-coordenadora Samelly Silveira, da  Saúde do Adulto,  a busca ativa de casos de hanseníase é essencial para o combate à doença.  “No primeiro semestre de 2014, em Paulo Ramos nós tivemos alguns casos de hanseníase confirmados em menores de 15 anos, mas a maioria em alguns adultos. Isso revela que há adultos que estão passando o bacilo para as crianças. Nosso objetivo é identificar o maior número possível de cidadãos acometidos, para reduzir o risco de transmissão”,

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura de Paulo Ramos realiza festa para comemorar o Dia do Professor

Eleição record na Câmara de Paulo Ramos

Gleydson Gavião foi a primeira grande atração do Galo Duro 2016 e cantou para 8 mil pessoas