Greve pode parar o atendimento bancário a partir do próximo dia 30 no Maranhão

Com sinalização de greve dos bancários, os maranhenses podem ficar sem atendimento em instituições bancárias a partir da próxima semana. A decisão da confirmação da greve ocorre nesta quinta-feira (25), após assembleia geral prevista para às 18h30, na sede do sindicato, na Rua do Sol, no Centro de nossa capital. Em nota, o sindicato informou que está convocando os bancários maranhenses para deliberar sobre o início da greve a partir da próxima terça-feira (30). Na reunião, serão avaliadas, ainda, possíveis propostas da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e dos bancos públicos.
O Sindicato dos Bancários do Maranhão informou que luta por reajuste de 35%, Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de 25% do lucro líquido linear; contratação de bancários; isonomia de direitos, reposição das perdas salariais e o fim das demissões imotivadas. Além disso, os bancários maranhenses reivindicam melhorias para os clientes, como o respeito à Lei das Filas, o fim do atendimento discriminatório, segurança, além da diminuição dos juros cobrados pelos bancos.
Contraproposta
Para a pauta de reivindicações apresentada à Fenaban na Campanha Salarial 2014, na sexta-feira, em São Paulo, a contraproposta foi de 7% de reajuste. O índice é o mesmo para a PLR e auxílios e foi considerado “pífio” pela categoria. Já para o piso, os bancos propuseram 7,5%.
Segundo o sindicato que reúne os bancários do Maranhão, mais uma vez questões de importância para a categoria, como a reposição das perdas salariais, saúde, segurança, redução das filas e isonomia, foram ignoradas pelos patrões.
“A proposta da Fenaban é uma provocação, tendo em vista que o sistema financeiro nacional é o mais rentável do mundo e tem total condição de atender às reivindicações da categoria. Para se ter uma ideia, somente no primeiro semestre deste ano Itaú Unibanco, Bradesco, Banco do Brasil, Santander e Caixa Econômica lucraram, juntos, mais de R$ 28 bilhões”, diz a entidade em nota. (O Estado).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia de Marajá do Sena encontra homem morto na Localidade Chapada Cantinho

Falta de viaturas aumenta violência em Gov Edison Lobão

Homem mata duas mulheres a tiros em Lago da Pedra