Estudo avalia impacto das enchentes nas margens do Rio Mearim

Muitas pessoas acabam sofrendo as conseqüências das enchentes.
Áreas são habitadas por milhares de famílias ribeirinhas.



Um estudo sobre o impacto da erosão, do uso indevido das margens e das enchentes do Rio Mearim vai ser apresentado em audiências públicas no próximo mês de novembro, nos municípios maranhenses de Grajaú, Presidente Dutra e Buriticupu.

As informações apresentadas durante as audiências vão servir para a elaboração de um plano diretor que visa ajudar a preservar a Bacia Hidrográfica do Mearim, considerada a maior do estado, e que atinge um total de 83 cidades da região.

O estudo mostra ainda de forma detalhada a situação de milhares de famílias que vivem na região do Médio Mearim, localizada no Centro do Maranhão, que são afetadas todo ano pelas enchentes do Rio, principalmente nas imediações de Trizidela do Vale, Pedreiras e Bacabal.

Nessas áreas que são habitadas por milhares de famílias ribeirinhas, muitas pessoas acabam sofrendo as conseqüências das enchentes, que alagam o espaço desde a década de oitenta. Muitas delas chegam a ficar meses longe dos seus ambientes de moradia, sendo abrigados em escolas assistidas pelo o Poder Público.

De acordo com a dona de casa Maria Sena, que mora nas proximidades onde ocorrem as enchentes, a preocupação da comunidade se torna muita mais visível quando o rio começa a avançar sobre o território. “Todo mundo quando vê o rio avançar já fica pensando pra onde vai”, desabafa.

Para o Secretário-adjunto de Projetos Especiais da Secretaria de Cidade, Frederico Burnett, as inundações podem ser causadas por fatores como a ocupação de áreas inadequadas, obras e até ocupações em terreno desnivelado. “Nós temos várias causas dessas inundações, desde a ocupação de áreas inadequadas, ou obras ou ocupações ou atividades que contribuem para as enchentes”, explica.
Todos os resultados das análises socioeconômicas ambientais e culturais vão compor o Plano Diretor da Bacia Hidrográfica do Mearim que será apresentado em 2015 pelo governo Estadual e Federal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura de Paulo Ramos realiza festa para comemorar o Dia do Professor

Eleição record na Câmara de Paulo Ramos

Gleydson Gavião foi a primeira grande atração do Galo Duro 2016 e cantou para 8 mil pessoas