Aprovada lei que regulamenta o Fundo de Combate ao Câncer

Regulamentação assegura recursos em torno de R$ 10 milhões.
Maranhão ainda é o Estado com maiores registros de câncer de pênis.

A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei Complementar nº 188/2014, que regulamenta a Emenda Constitucional 002/2011, que criou o Fundo Estadual de Combate ao Câncer.

A regulamentação assegura para o próximo ano, segundo estimativa do Poder Executivo, recursos na ordem de R$ 10 milhões para serem utilizados pelo Fundo Estadual de Combate ao Câncer. Antes de ser votado em plenário, o projeto foi aprovado pelas comissões de Orçamento, Finanças, Fiscalização e Controle e de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Fundo Estadual 

De acordo com a Proposta de Emenda à Constituição (PEC),  3% do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadoria (ICMS) arrecadados no comércio de cigarros, cigarrilhas, charutos e demais derivados do tabaco serão destinados ao Fundo de Combate ao Câncer, assim como 1% do ICMS incidente sobre a comercialização de bebidas alcoólicas.

Também serão destinados ao Fundo os recursos oriundos de dotações orçamentárias próprias do Estado, doações, repasses e transferências de pessoas físicas e jurídicas e verbas resultantes de convênios e acordos com entidades públicas municipais, estaduais, federais e estrangeiras.

Recentes estatísticas divulgadas pelo Ministério da Saúde (Estimativa 2010; Incidência de Câncer no Brasil - Instituto Nacional de Câncer) atestam que o Maranhão ainda é o Estado com maiores registros em casos de câncer de pênis e o terceiro na incidência do câncer de próstata.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia de Marajá do Sena encontra homem morto na Localidade Chapada Cantinho

Falta de viaturas aumenta violência em Gov Edison Lobão

Homem mata duas mulheres a tiros em Lago da Pedra