Debates e reflexões marcam o Dia da Consciência Negra


 
 
Hoje é comemorado em todo o Brasil o Dia da Consciência Negra, data de grande relevância para a população negra e para a sociedade em geral, momento de reflexão e debates. O Maranhão é o terceiro estado da federação em percentual de negros, 76% em média. Em todo o país 51% da população são declaradas negra ou pardas, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Centro de Cultura Negra do Maranhão

O Centro de Cultura Negra do Maranhão (CCN), desde a sua fundação (1979), tem investido em ações de formação, que possibilite instrumentos para que os afros descendentes desse Estado se percebam enquanto um segmento social que pode criar condições a partir de sua organização, de atuar por si mesmo na transformação da realidade de opressão social baseada no racismo a que foi relegado.

O CCN tem como missão a conscientização política e cultural para resgatar a identidade étnica cultural e auto-estima do povo negro viabilizando ações que contribuam com a promoção de sua organização em busca de cidadania, combatendo todas as formas de intolerância causadas pelo racismo, e promovendo os direitos da população negra do Maranhão.

Segundo o membro da coordenação geral do CCN, Ivo Fonseca o foco principal do centro é a luta contra o racismo, porém trabalha com todas as dimensões que envolvem a população negra do estado, como por exemplo, os quilombos, as mulheres negras, crianças e jovens, existem também o grupo e a banda Akomabu, que ensina o valor da cultura para os jovens através da música e dança.

O coordenador falou que o Dia da Consciência Negra é de grande relevância e uma data oportuna para falar de conscientização e levar a sociedade a uma reflexão sobre o racismo. “Nós damos ênfase ao dia 20 de novembro, porem lutamos contar o racismo todos os dias, temos textos, realizamos debates, ações e agora tem até um livro, é uma luta árdua, sol a sol. É importante que as pessoas dêem mais atenção a esta temática, pois está enraizada em nossa cultura e precisamos nos livrar desse preconceito, que ainda é forte em nosso meio” falou o coordenador.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia de Marajá do Sena encontra homem morto na Localidade Chapada Cantinho

Falta de viaturas aumenta violência em Gov Edison Lobão

Homem mata duas mulheres a tiros em Lago da Pedra