PGN declara comercialidade de gás natural em novo campo produtor no MA que abrange os municípios de Igarapé Grande, Pedreiras, Trizidela do Vale e São Luís Gonzaga


Tubulação que leva o gás natural produzido pela PGN até a usina termelétrica da Eneva, em Santo Antonio dos Lopes

Com um volume estimado de 5,2 bilhões de metros cúbicos, a Parnaíba Gás Natural (PGN) declarou à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) a comercialidade da descoberta de gás na Fazenda Chicote, batizada de Gavião Caboclo. O campo situa-se no bloco PN-T-49, na Bacia terrestre do Parnaíba, no Maranhão.
A companhia é operadora do bloco, com 70% de participação. Os outros 30% pertencem ao grupo BPMB Parnaíba. O campo abrange os municípios maranhenses de Igarapé Grande, Pedreiras, Trizidela do Vale e São Luís Gonzaga do Maranhão.
De acordo com a PGN, o início da produção no campo de Gavião Caboclo está previsto para o ano que vem. Em março, a companhia já havia declarado a comercialidade do campo de Gavião Branco Sudeste (GBSE), também na Bacia do Parnaíba.
“Esta é a segunda declaração de comercialidade obtida pela companhia em um intervalo de três meses. Juntos, Gavião Caboclo e Gavião Branco Sudeste têm volume estimado de gás in place de 6,54 bilhões de metros cúbicos. Estes dois novos campos são fundamentais para atingir a meta da companhia de elevar a capacidade de produção para 8,4 milhões de m3/dia em julho do ano que vem”, afirmou o presidente da companhia, Pedro Zinner. O campo de Gavião Branco Sudeste teve sua comercialidade declarada em março.

Continua...

Agora, a PGN tem 180 dias para entregar o Plano de Desenvolvimento à ANP O projeto preliminar prevê que o gás seja escoado para o campo de Gavião Branco, por um gasoduto. De lá, o gás seguirá para a Unidade de Tubulação que leva o gás natural produzido pela PGN à termelétrica da Eneva, em Santo Antônio dos Lopes
Saiba mais
- A Parnaíba Gás Natural (PGN) é uma empresa independente de exploração e produção (E&P) que opera na Bacia do Parnaíba, no Maranhão, onde opera quatro campos e sete blocos exploratórios, somando 7 mil quilômetros quadrados.
- Com uma produção média de gás de 4,9 milhões de m3/dia, a Parnaíba Gás Natural é a maior operadora privada de gás natural do Brasil.
Números
5,2 Bilhões de metros cúbicos é o volume estimado do campo de Gavião Caboclo, que teve sua comercialidade declarada
8,4 Milhões de m3/dia é o volume de produção de gás natural que a PGN deve alcançar até julho de 2016
Ainda este ano, deverão ter declarados sua comercialidade, os campos de Fazenda Santa Isabel e Fazenda Santa Vitória, o que deve elevar em 70% a capacidade de produção de gás até julho de 2016. Atualmente são produzidos, em média, 4,9 milhões de m3/dia e a meta é atingir um patamar de produção de 8,4 milhões de m3/dia.
Este ano, a companhia conduzirá a maior campanha privada de perfuração onshore do Brasil, com previsão de investir R$ 506 milhões. Contando com recursos de parceiros nos ativos operados pela companhia deve chegar a R$ 723 milhões.

Fonte: O Estado do Maranhão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia de Marajá do Sena encontra homem morto na Localidade Chapada Cantinho

Falta de viaturas aumenta violência em Gov Edison Lobão

Homem mata duas mulheres a tiros em Lago da Pedra