A alta do combustível e seus efeitos





Com a alta nos preços dos combustíveis, além de comprometer uma maior parte da renda do consumidor, haverá também um aumento generalizado dos preços dos produtos e serviços ocasionados por dois fatores: fator real e fator psicológico.

O fator real ocorre devido à alta do combustível que encarece o custo do transporte dos produtos, com isso levando a um aumento no custo de produção, fazendo com que o empresário repasse ao consumidor final essa alta, como forma de se proteger do aumento. O consumidor tem o peso maior de custo de vida com essa elevação dos preços, já que não tem a quem repassar esse custo, apenas sente seu poder de compra sendo reduzido a cada aumento dos bens e serviços.

O fator psicológico se dá quando o empresário segue apenas uma decisão coletiva, na maioria das vezes impensada, seguindo apenas um comportamento grupal: todos estão aumentando os preços, vou aumentar o meu também. Isso ocorre nas pequenas empresas com má gestão administrativa onde a formação de preços se dá de forma aleatória, não existindo uma política de preços com formação de valor de custo adicionada a uma margem de lucro. Em economia chamamos de efeito manada, onde a lógica é seguir o grupo e subir os preços.

Portanto, esse aumento na gasolina pretendido pelo governo visa arrecadar mais de 15 bilhões ao ano com o objetivo de equilibrar as contas públicas que se encontram deficitárias, mas com isso, gerando um efeito multiplicador da elevação do custo de vida dos brasileiros. Resumindo: “o povo é quem paga a conta.”

Maria Valdilene da Luz
valdileneluz@yahoo.com.br
Economista e pós-graduanda em Gestão Pública

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