Como abrir seu próprio negócio sem medo?


Quem nunca pensou em ser seu próprio patrão? Mas, alguns obstáculos surgem no meio do caminho e põe um limite entre o sonho e a realidade. O brasileiro é criativo e sempre busca inovar no negócio e faz do empreendedorismo uma oportunidade de sair do desemprego ou uma forma de incrementar a renda familiar. Não há segredo para abrir sua pequena empresa, apenas alguns cuidados e passos a seguir à risca, que fará a diferença e com isso, contribuindo para o fortalecimento do negócio no mercado.

Antes de tudo, procure um ramo de negócio que além do dinheiro lhe dê prazer e que tenha já certo conhecimento do setor. Não invista em um negócio que não conheça. Analise o público-alvo que quer atingir, estude seus gostos e o caminho de passagem desses potenciais consumidores e a concorrência para então, escolher o local do empreendimento. Elabore um plano de negócio, que é um estudo que envolve a descrição dos produtos, preços, fornecedores, estratégias de marketing, necessidade de mão-de-obra, capacidade de vendas ou de produção mensal, o custo total do investimento, um planejamento mensal de custos, de funcionários, materiais, impostos. Com esse plano de negócio, que você pode fazer e contar com ajuda do SEBRAE para elaborar esse planejamento, o seu empreendimento tem uma chance bem maior de permanecer no mercado por mais tempo.

Após o planejamento, busque legalizar seu pequeno negócio. Hoje em dia, tem o Micro Empreendedor Individual que abrange pequenos negócios com faturamento até 60 mil por ano, podendo ter apenas mais 01 funcionário. E que o custo fixo mensal é muito baixo, devido à unificação de impostos, podendo variar de R$40,40 a R$45,40, dependendo do ramo e que conta com benefícios e oportunidades.

            Portanto, o segredo sempre é planejamento. Colocar em prática o plano de negócio que com certeza o sucesso virá. Mas tenha em mente que o faturamento mensal não é lucro, busque sempre parcerias com fornecedores, participe de capacitações, estude sua área de negócio e sempre esteja atento as necessidades do público-alvo do seu empreendimento. E como diz Augusto Cury, ser empreendedor é executar os projetos mesmo que haja riscos.

Maria Valdilene da Luz
valdileneluz@yahoo.com.br

Economista pós-graduanda e Gestão Pública

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia de Marajá do Sena encontra homem morto na Localidade Chapada Cantinho

Falta de viaturas aumenta violência em Gov Edison Lobão

Homem mata duas mulheres a tiros em Lago da Pedra