Como abrir seu próprio negócio sem medo?
Quem
nunca pensou em ser seu próprio patrão? Mas, alguns obstáculos surgem no meio
do caminho e põe um limite entre o sonho e a realidade. O brasileiro é criativo
e sempre busca inovar no negócio e faz do empreendedorismo uma oportunidade de
sair do desemprego ou uma forma de incrementar a renda familiar. Não há segredo
para abrir sua pequena empresa, apenas alguns cuidados e passos a seguir à
risca, que fará a diferença e com isso, contribuindo para o fortalecimento do
negócio no mercado.
Antes
de tudo, procure um ramo de negócio que além do dinheiro lhe dê prazer e que
tenha já certo conhecimento do setor. Não invista em um negócio que não conheça.
Analise o público-alvo que quer atingir, estude seus gostos e o caminho de
passagem desses potenciais consumidores e a concorrência para então, escolher o
local do empreendimento. Elabore um plano de negócio, que é um estudo que
envolve a descrição dos produtos, preços, fornecedores, estratégias de
marketing, necessidade de mão-de-obra, capacidade de vendas ou de produção
mensal, o custo total do investimento, um planejamento mensal de custos, de
funcionários, materiais, impostos. Com esse plano de negócio, que você pode
fazer e contar com ajuda do SEBRAE para elaborar esse planejamento, o seu
empreendimento tem uma chance bem maior de permanecer no mercado por mais
tempo.
Após
o planejamento, busque legalizar seu pequeno negócio. Hoje em dia, tem o Micro
Empreendedor Individual que abrange pequenos negócios com faturamento até 60
mil por ano, podendo ter apenas mais 01 funcionário. E que o custo fixo mensal
é muito baixo, devido à unificação de impostos, podendo variar de R$40,40 a
R$45,40, dependendo do ramo e que conta com benefícios e oportunidades.
Portanto,
o segredo sempre é planejamento. Colocar em prática o plano de negócio que com
certeza o sucesso virá. Mas tenha em mente que o faturamento mensal não é
lucro, busque sempre parcerias com fornecedores, participe de capacitações,
estude sua área de negócio e sempre esteja atento as necessidades do
público-alvo do seu empreendimento. E como diz Augusto Cury, ser empreendedor é
executar os projetos mesmo que haja riscos.
Maria
Valdilene da Luz
valdileneluz@yahoo.com.br
Economista
pós-graduanda e Gestão Pública
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