Como abrir seu próprio negócio sem medo?


Quem nunca pensou em ser seu próprio patrão? Mas, alguns obstáculos surgem no meio do caminho e põe um limite entre o sonho e a realidade. O brasileiro é criativo e sempre busca inovar no negócio e faz do empreendedorismo uma oportunidade de sair do desemprego ou uma forma de incrementar a renda familiar. Não há segredo para abrir sua pequena empresa, apenas alguns cuidados e passos a seguir à risca, que fará a diferença e com isso, contribuindo para o fortalecimento do negócio no mercado.

Antes de tudo, procure um ramo de negócio que além do dinheiro lhe dê prazer e que tenha já certo conhecimento do setor. Não invista em um negócio que não conheça. Analise o público-alvo que quer atingir, estude seus gostos e o caminho de passagem desses potenciais consumidores e a concorrência para então, escolher o local do empreendimento. Elabore um plano de negócio, que é um estudo que envolve a descrição dos produtos, preços, fornecedores, estratégias de marketing, necessidade de mão-de-obra, capacidade de vendas ou de produção mensal, o custo total do investimento, um planejamento mensal de custos, de funcionários, materiais, impostos. Com esse plano de negócio, que você pode fazer e contar com ajuda do SEBRAE para elaborar esse planejamento, o seu empreendimento tem uma chance bem maior de permanecer no mercado por mais tempo.

Após o planejamento, busque legalizar seu pequeno negócio. Hoje em dia, tem o Micro Empreendedor Individual que abrange pequenos negócios com faturamento até 60 mil por ano, podendo ter apenas mais 01 funcionário. E que o custo fixo mensal é muito baixo, devido à unificação de impostos, podendo variar de R$40,40 a R$45,40, dependendo do ramo e que conta com benefícios e oportunidades.

            Portanto, o segredo sempre é planejamento. Colocar em prática o plano de negócio que com certeza o sucesso virá. Mas tenha em mente que o faturamento mensal não é lucro, busque sempre parcerias com fornecedores, participe de capacitações, estude sua área de negócio e sempre esteja atento as necessidades do público-alvo do seu empreendimento. E como diz Augusto Cury, ser empreendedor é executar os projetos mesmo que haja riscos.

Maria Valdilene da Luz
valdileneluz@yahoo.com.br

Economista pós-graduanda e Gestão Pública

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura de Paulo Ramos realiza festa para comemorar o Dia do Professor

Eleição record na Câmara de Paulo Ramos

Gleydson Gavião foi a primeira grande atração do Galo Duro 2016 e cantou para 8 mil pessoas