Nota 10 BPM de Pinheiro sobre realização de blitz cobrando uso do capacete





NOTA
"O 10º BPM, (Batalhão de Polícia Militar) em parceria com a 8ª CIRETRAN e a Secretaria Municipal de Trânsito de Pinheiro, informa à toda comunidade pinheirense e adjacências que intensificará a fiscalização de trânsito a partir de segunda-feira, 04 de Dezembro com foco principal no uso correto do capacete por condutores e passageiros de motocicletas. Informa também que a falta desse equipamento obrigatório incorrerá em infração gravíssima, com recolhimento da CNH e gerará pontos na carteira, além de multa no valor de R$ 293,47 (Duzentos e noventa e três reais e quarenta e sete centavos)".



imagem meramente ilustrativa

Regras sobre o uso do capacete 

Segundo dados da Seguradora Líder que é responsável pelo DPVAT, a motocicleta É o veículo com o maior número de indenizações ao longo dos últimos anos. Apesar de representar quase 30% da frota nacional, concentra quase 80% das indenizações. As vítimas de acidentes com motocicletas são em sua maioria jovens em idade economicamente ativa. Os especialistas apontam a falta do capacete como sendo um dos principais fatores para tantas mortes envolvendo motociclistas.

Para circular nas vias públicas é obrigatório o uso do capacete motociclístico pelo condutor e passageiro da motocicleta, motoneta, ciclomotor, triciclo e quadriciclo motorizados, devidamente afixado na cabeça pelo conjunto formado pela cinta jugular e engate por debaixo do maxilar inferior.

O capacete tem a finalidade de proteger a calota craniana, o qual deve ser calçado e fixado na cabeça do usuário, de forma que fique firme, com o tamanho adequado, encontrados nos tamanhos desde o 50 até o 64.

A fiscalização de trânsito ao abordar um motociclista observará se o capacete está devidamente fixado na cabeça, bem como seu estado geral, verificando se existem avarias ou danos que apontem sua inadequação para o uso. Além disso, o capacete deve ser certificado pelo INMETRO e possuir adesivos retrorefletivos de segurança nas partes laterais e traseira. Estas duas últimas exigências são válidas somente para os capacetes fabricados a partir de 01/08/2007.


Prazo
 Então resta aos condutores de motocicletas dos municípios atendidos pelos 10º BPM com sede em Pinheiro, se adequarem às normas legais para não serem punidos nestas ações. 

Da Redação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura de Paulo Ramos realiza festa para comemorar o Dia do Professor

Eleição record na Câmara de Paulo Ramos

Gleydson Gavião foi a primeira grande atração do Galo Duro 2016 e cantou para 8 mil pessoas