Maranhão registra mais de 500 casos suspeitos de dengue em 45 dias

De acordo com a Secretaria de Saúde, municípios de Barra do Corda, São Pedro dos Crentes e Fortaleza dos Nogueiras são os que mais preocupam pela incidência dos casos.


Em 45 dias, foram registrados 503 casos suspeitos de dengue em municípios do Maranhão, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES). O relatório também aponta que durante este período, o estado obteve 25 ocorrências de febre chikungunya e 21 de zika virus.
De acordo com a SES, os municípios que mais preocupam são Barra do Corda, São Pedro dos Crentes e Fortaleza dos Nogueiras, por serem locais com índice de infestação alto e onde o mosquito Aedes aegypti tem mais chance de se proliferar.
De acordo com o Ministério da Saúde, o Maranhão é um dos estados que poderão ter surto de dengue em 2020. No ano passado, foram registrados mais de 1 milhão de casos de dengue, com 782 mortes, o que representou um aumento de 488% em relação a 2018.

Preocupação

O problema preocupa moradores de bairros de São Luís, já que com o início do período chuvoso, as chances de proliferação do mosquito transmissor das doenças é mais alto. Além disso, eles alegam que o mau exemplo do poder público também dificulta o combate aos focos da doença.

Exemplo dessa situação, são as obras de construção da Maternidade da Cidade Operária que não foram concluídas. Cinco fossas abertas pela construtora estão cheias de lixo, água parada e ainda estão abandonadas. Com isso, o local vem servindo de criadouro para o mosquito e se tornando um perigo para que vive nas proximidades.

Alerta

O mau exemplo também não vem só dos órgãos públicos e a população também pode se tornar vilão na batalha contra o mosquito. No bairro Cidade Operária, os próprios moradores denunciam a ação de algumas pessoas que jogam uma grande quantidade de lixo bem ao lado de um Ecoponto, local construído pela Prefeitura de São Luís para recolher os resíduos.
"E jogam de propósito, as pessoas já estão acostumadas. Já acostumou a jogar o lixo em qualquer lugar, de forma inadequada. Prejudica todo mundo com certeza. Acostumou a fazer a coisa errada, descartar o lixo em qualquer lugar, então é um pouco mais de mentalidade mesmo", explica Eliseu Alves, pastor.
Por meio de nota, o Comitê Gestor de Limpeza Urbana de São Luís informou que o Ecoponto no bairro Cidade Operária recebe o serviço de remoção de lixo duas vezes na semana, podendo ser ampliado de acordo com as demandas existentes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleição record na Câmara de Paulo Ramos

Prefeitura de Paulo Ramos realiza festa para comemorar o Dia do Professor

Gleydson Gavião foi a primeira grande atração do Galo Duro 2016 e cantou para 8 mil pessoas